quarta-feira, 28 de novembro de 2018

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, a Biblioteca Escolar e o Grupo de Físico-Química dinamizaram uma atividade alusiva à Ciência e à Literatura.
António Gedeão/ Rómulo de Carvalho foi o ponto de partida. Uma personalidade que aglutinou duas paixões: a ciência e a poesia. 
A sua produção literária reflete a área da ciência assim como outras temáticas (cidadania, História de Portugal ...)
Foram apresentadas as poesias "Lágrima de preta" e "Lição Sobre a Água", recitadas pelos alunos e brevemente exploradas. Os alunos tiveram oportunidade de ver um retrato efetuado a carvão pela professora Conceição Milhano a partir da poesia "Lágrima de Preta" e foram acompanhados por uma exposição pela professora Isabel Almeida.
Por fim, a experiência também esteve presente. Alertados para o perigo de beber, provar ou cheirar qualquer líquido e para a importância de verificar os rótulos, assistiram à mistura de dois líquidos transparentes, o iodeto de potássio e  o nitrato de chumbo que resultou num líquido amarelo, o iodeto de chumbo. Algum tempo depois, verificou-se uma sedimentação sólida no fundo do recipiente.










Sem comentários:

Enviar um comentário