quarta-feira, 21 de novembro de 2018

LER COM METAS ... A MAIOR FLOR DO MUNDO

Os alunos do 4.º ano da EB da Vila do Carvalho ouviram a história "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago, a história de um menino que salvou uma flor graças à sua persistência e determinação. Obra que alerta para a cidadania e para a importância da água.
Visualizaram a curta-metragem realizada pelo galego Juan Pablo Etcheverry em 2006 e narrada pelo próprio José Saramago.
Por fim, jogaram, respondendo a questões sobre a história.



José Saramago é o escritor deste livro, ele imagina como será a história.
Era um menino que estava perto do rio, viu um caminho para um lugar onde ele nunca tinha ido e ele não sabia se devia ou não ir. Mas ele foi.
Ele andou, andou, até chegar a uma colina. A terra estava muito seca, não havia nenhum animal.
Quando subiu a colina, lá no cimo, estava uma flor pequena e murcha. Então, o menino decidiu regá-la. Foi até ao rio e regressou junto da flor para a regar várias vezes, até que ficou enorme, a maior flor do mundo. O menino estava tão cansado que adormeceu debaixo da flor.
Em casa, os pais estavam muito preocupados. Os habitantes da aldeia decidiram procurar o menino e encontraram-no a dormir, tapado com uma pétala, debaixo da flor. Os pais ficaram muito felizes.


Matilde Silva, EBVC, 4º ano

O escritor dizia que não sabia escrever histórias para crianças.
O menino tinha saltado a vedação e passou o rio. Foi andando até ver muitas flores de perto. Ao ver a flor ele correu até ao rio para buscar água. Levou-a nas mãos e a flor ficou grande.
O autor escreveu esta história para mostrar a importância da água.


Miguel Gomes, EBVC, 4º ano


Eu ouvi uma história que se chama "A maior Flor do Mundo" de José Saramago. Era um menino que partiu numa aventura, passou por um rio e por um bosque onde não havia ninguém. Estava tudo silencioso. 
No cimo de uma colina, encontrou uma flor. Estava murcha. Ele foi buscar água ao rio e a flor ia crescendo. Quando a flor estava muito grande, ele adormeceu. A flor cobriu o menino com uma pétala para ele não ter frio. 
Os pais dele ficaram preocupados por ele ter desaparecido e todos os habitantes foram procurá-lo. Eles encontraram-no. Ele estava a dormir e foi levado para casa.


Lara Santos, EBVC, 4º ano

Era uma vez um menino muito aventureiro. 
Saltou a cerca do jardim, foi para um sítio perigoso e atravessou o rio. Foi para um sítio que ninguém conhecia e encontrou uma planta que estava numa colina parecida com uma tigela voltada ao contrário. Subiu e viu a flor murcha. Voltou para trás para buscar água ao rio para  regar a planta e ela cresceu.
Ele estava a demorar tanto tempo que os pais  estavam preocupados.
Os habitantes foram procurá-lo, encontraram-no e levaram-no para casa.

Simão Carvalho, EBVC, 4º ano


Um menino muito aventureiro decidiu passar o jardim e ir para o outro lado.
O menino subiu muitas colinas e, por fim, encontrou uma flor muito murcha e percebeu que ela precisava de água. Então, foi ao rio e trouxe água nas mãos. A flor cresceu cada vez mais. Depois o menino adormeceu e a flor tapou-o com uma das suas pétalas. 
Os pais estavam preocupados com o desaparecimento do menino. Avistaram uma flor, que nunca tinham visto. Os habitantes da aldeia seguiram-na. 
Quando chegaram junto dela, viram que o menino estava a dormir e levaram-no  de volta para a aldeia.
Joana Silva, EBVC, 4º ano


José Saramago escreve uma história sobre um menino que saiu de casa. 
Viu uma flor que estava murcha e foi até ao rio. Levou água nas mãos e a flor foi bebendo. A flor ficou grande. Os pais estavam preocupados com o desaparecimento do menino. Os habitantes da aldeia foram procurá-lo.
Encontraram-no a dormir e levaram-no para casa.

Beatriz Silva, EBVC, 4º ano



Um menino decidiu ir à aventura. Chegou ao rio e pensou se deveria ir ou não. Foi. Viu uma planta murcha e para a ajudar foi buscar água ao rio. A flor cresceu.
O menino deixou-se dormir debaixo da planta e ela retribuiu fazendo uma manta com uma das suas pétalas.
Os pais ficaram preocupados e os vizinhos forma procurá-lo. Subiram a colina e encontraram-no. 
Trouxeram-no às cavalitas e ficaram todos felizes.

Rodrigo Machado , EBVC, 4º ano


Um menino aventurou-se, seguiu o rio e passou-o. Seguiu em frente. Cada vez havia menos vegetação. Viu uma colina, subiu-a e encontrou uma for murcha, Foi até ao rio buscar água. A flor cresceu. 
Os pais começaram a ficar preocupados com o desaparecimento do menino. Os vizinhos procuraram-no e encontraram-no. Trouxeram-no para casa.

Paulo Morgado, EBVC, 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário