* PROJETO TODOS JUNTOS PODEMOS LER


A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
Perante a crescente inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, as bibliotecas escolares veem-se, hoje, confrontadas com a imprescindibilidade de responder a uma população escolar com competências diversas e que requer, em muitas situações, meios tecnológicos diferenciados de acesso à leitura.
Criar bibliotecas escolares inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos, é talvez um dos maiores desafios colocados às bibliotecas, que se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sóciocultural, quer em situação de aprendizagem.
In RBE

Este espaço pretende ser o reflexo do trabalho resultante da articulação entre a Biblioteca Escolar e a Educação Especial.

OFICINA DE ESCRITA

Na continuidade das oficinas de escrita com o grupo de alunos da Educação Especial resultou mais uma história produzida a partir de cartões ilustrados representando as categorias da narrativa. A história produzida, foi ilustrada, gravada e traduzida em símbolos.



AUTISMO NÃO É LIMITAÇÃO, MAS INSPIRAÇÃO!


 

No âmbito da sensibilização para o autismo, foi realizada uma exposição com biografias de personalidades com suspeita/ diagnóstico de autismo que alcançaram sucesso em áreas diversas. A exposição intitulou-se "Autismo não é limitação, mas inspiração". Esta exposição surgiu da articulação entre a Biblioteca Escolar, a Educação Especial e a disciplina de Português.


ÁUDIOLIVROS


DIVERSIDADE NA ORIENTAÇÃO DA LEITURA
Heróis do 6ºF de António Mota





















________________________________________________

TESOURO ARQUEOLÓGICO (Produto da Oficina de Escrita)
Uma aventura Fantástica


______________________________________________________

ABERTURA À COMUNIDADE


O dia 11 de janeiro proporcionou um momento de partilha muito importante, entre a escola e a família. Estiveram presentes, alunos, pais e professores, incluindo a direção do agrupamento. 
A escola é isso mesmo! Partilha! 
Para além dos conhecimentos científicos e da avaliação inerentes à escola, há uma outra dimensão que contribui para a formação e crescimento dos nossos alunos: o convívio, a participação em atividades e o diálogo entre a escola e a família.
O momento de ontem, intitulado Respeito e Tolerância na Diferença, para além da temática especial que representa e dos alunos especiais que envolveu foi prova disso. Para além das aulas, houve trabalho, convívio e envolvimento que se refletiu num momento em que os alunos sentiram serem capazes e em que pais se orgulharam dos seus filhos e os professores dos seus alunos. 
Esta é outra das dimensões da escola, uma das quais permanecerá na memória mesmo quando o percurso escolar exige uma mudança de edificio.
Um muito obrigado da equipa da Biblioteca Escolar e da Educação Especial a todos os envolvidos.
_______________________________________________________

TOLERÂNCIA E RESPEITO NA DIFERENÇA













A Biblioteca Escolar, a Educação Especial e a Educação Musical juntaram-se com uma missão especial, a de sensibilizar a comunidade para a diferença.

Desta forma, recorrendo à música e às histórias meteram mão à obra. As histórias que estiveram na base da leitura foram publicadas pela Associação Pais em Rede


O Professor Pedro Godinho acompanhou a aluna Rute Machado, 8º A, com trombone baixo durante a canção "Imagina" de John Lennon. O aluno Simão Reis, 5º B, orientado pela professora Fátima Estrela, acompanhou a música em Língua Gestual.

As leituras dramatizadas também estiveram presentes:

"Olá! Eu sou a Cláudia - À Velocidade do Pensamento" (tenho hiperatividade e défice de atenção), de Afonso Cruz, com narração da professora Fátima Fradique, manipulação de personagens pelos alunos da Educação Especial e orientação da Professora Maria Fonseca.


"Olá! Eu sou o Eduardo - O Fácil que é Difícil e o Difícil que é Fácil" (tenho Síndrome de Asperger), de Isabel Minhós Martins, com narração da professora Anabela Guerreiro e dramatização de alguns alunos do 7º C.

"Olá! Eu sou a Carolina. O Mundo de Carolina" (tenho surdo-cegueira), de Teolinda Gersão, com leitura em braille por Rute Machado, 8º A, acompanhada por fundo musical e sombras chinesas, manipuladas pela professora Fátima Fradique.


Estiveram presentes as crianças do JI de Cantar Galo, todos os alunos do 1º ciclo da EB de S. Domingos, as turmas do 5º B, 7º C e 8º A.
 

 

________________________________________________________

OFICINA DE ESCRITA


No âmbito do projeto "Todos Juntos Podemos Ler", parceria entre a Educação Especial e a Biblioteca Escolar, iniciou-se, a primeira de várias Oficinas de Escrita. A partir de um cenário e de dados ilustrados os alunos construíram oralmente uma história coletiva que foi registada. A história será ilustrada e posteriormente gravada. Apresentaremos o resultado em breve!

_________________________________________________________

TRABALHOS PRODUZIDOS DESDE O LANÇAMENTO A 2016/17


Sessões para comunidade

Tema: 25 de abril

Encontro com autor João Morgado
Ilustrações: alunos






Texto:Teresa Paixão, Rua Sésamo, nº 57, TV Guia Edições
Narração: alunos
Adaptações de textos noutras línguas para inclusão





Em linha aqui




Articulação Curricular