*TEMAS PARA REFLEXÃO

LÊ, REFLETE E COMENTA!


O que nos individualiza é a forma como lemos o mundo, a forma como interagimos com o outro. Desta forma a reflexão é ponto de partida para a consciencialização do que nos rodeia.
Aqui ficam alguns temas para reflexão ou debate.

TEMA 1
DIREITO À EDUCAÇÃO
PRÉMIO NOBEL DA PAZ
(Vê os documentos propostos e manifesta a tua opinião acerca das questões colocadas!)





HISTÓRIA DE MALALA
(Visão Júnior)

A educação é um privilégio ou um direito?

Como se sentem por terem a liberdade de ir à escola, aprenderem e lerem o que desejarem?

Malala:
"Dá-me um livro, um lápis e um pincel e eu mudarei o mundo!"
Achas possível?



TEMA 2
O MEDO
O medo é um sentimento que nos acompanha ao longo da vida em diferentes intensidades e manifesta-se das mais variadas formas. É uma questão psicológica mas com manifestações físicas a nível dos sentidos, do batimento cardíaco e da respiração. 
Ao longo da tua vida, independentemente da tua idade já sentiste medo. Como é um sentimento presente desde o nascimento até ao final da vida é abordado na literatura desde a infância. 

Por isso, muitas questões podem ser colocadas: O que é? Como se manifesta? Porque razão muitos negam senti-lo? Do que tenho medo? Porque sentimos medo de coisas diferentes em diferentes fases da vida? Sentir medo é cobardia ou sinal de coragem? Como podemos combater o medo? Quando sabemos que precisamos de ajuda? Quem podemos procurar para nos ajudar?







Excerto de "O Livro dos Medos" de Adélia Carvalho






TEMA 3
DIREITO À DIFERENÇA









Na realidade, a diferença assiste a todos... pois ninguém é igual a ninguém, mas há diferenças e diferenças e, por vezes, conduzem ao preconceito, por se acreditar na existência de um padrão de normalidade.

O Tema da diferença é muito abrangente, por isso existe uma Declaração Universal para salvaguardar os direitos do Homem independentemente das suas características.
Após a análise dos documentos poderás elaborar uma lista de direitos no âmbito da diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário