terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

ENCONTRO COM CARMEN GARCIA

A Biblioteca Municipal proporcionou um encontro com a escritora Carmen Garcia aos alunos do 3.º, 4.º e 5.º anos da Escola Básica de São Domingos. A sessão tocou temas atuais e relevantes no dia a dia dos alunos, nomeadamente a inclusão, o ambiente e a paz. 

Ao longo da sessão ensinou algumas palavras em Língua Gestual e contou histórias reais que que vão ao encontro dos temas dos livros, nomeadamente a história da tartaruga encontrada com uma palhinha no nariz e a história verídica das duas irmãs sírias nadadoras, tendo uma delas participado nos Jogos Olímpicos.

As suas obras são lições de vida, Uma Lição de Amor, Uma Lição Vinda do Mar e Uma Lição de Paz. 

As sessões terminaram com a passagem de três mensagens importantes:

- A diferença é apenas exterior;

- Os oceanos são para preservar;

- Importância da solidariedade para com os refugiados, o que nos distingue deles é o local onde nascemos, pois poderíamos ser nós.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

GRUPO PEQUENOS GRANDES ESCRITORES - FADAS BOAS E FADAS MÁS

Este projeto pretende desenvolver competências no âmbito da leitura, da expressão e compreensão orais assim como o espírito crítico e a criatividade.

Após a seleção de cartões ilustrados, que forneceram o mote para a construção da narrativa “Fadas Boas e Fadas Más”, debateram-se ideias e votaram-se algumas de forma a respeitar a opinião do grupo.

À conclusão da história, seguiu-se a sua ilustração e a gravação.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

CONVERSA COM LIVROS ... CARNAVAL - FOLIA E DIVERSÃO

No dia 16 de fevereiro, ocorreu mais um "Conversa com Livros" que juntou professores, alunos, pais, encarregados de educação e outros familiares e assistentes operacionais, todos aqueles que fazem parte da escola. Foi mais um dia de festa e vários dias de aprendizagem do mundo que nos rodeia, de atitudes, de valores e de trabalho em equipa.

Os professores trabalharam em conjunto com os alunos, mostrando que a aprendizagem e a diversão podem caminhar juntas. O mote foi o Carnaval e tudo o que envolve, desde a diversão, à tradição, até à subversão de papéis sem esquecer a oportunidade de intervenção social através das alegorias, das ironias, das sátiras e das criticas mordazes.

Os 6.º anos foram desafiados a tocar "O Carnival dos Animais" de Saint-Saëns com flauta. 

Os 5.º anos, turmas A e C, proporcionaram uma viagem pela História do Carnaval desde os seus primeiros vestígios na antiguidade, na cidade da Babilónia, antiga Mesopotâmia, passando pelo Egito, por Roma, pela Grécia, pela Idade Média, por Veneza até chegar a Portugal com as suas tradições (os Caretos de Podence, o julgamento do Galo na Guarda, os Cabeçudos e Gigantões em Viana do Castelo e Braga, os Caretos de Torres Vedras  e o Carnaval da Neve na Covilhã). Os portugueses levaram o Carnaval para o Brasil, na época da colonização e hoje é mundialmente conhecido pelo Samba.

O 5.°ano, turma B, dramatizou o conto "A Fada do Carnaval" de Luísa Ducla Soares.

Os 9.º anos, no âmbito do texto dramático e do estudo de Gil Vicente, criaram cenas nos moldes vicentinos, dando uso às mesmas alegorias do Bem e do Mal. Selecionaram os seus alvos, julgaram-nos e atribuíram-lhes uma sentença.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

VISÃO DO MUNDO PELA ESCRITA - AUTO DA BARCA DO INFERNO DO SÉCULO XXI

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português. Com o teatro fez um retrato da sociedade portuguesa do século XVI, satirizando-a, Castigat ridendo mores. Era uma forma de intervenção social.

No "Auto da Barca do Inferno" fez desfilar em palco vários tipos sociais (Fidalgo, Onzeneiro, Sapateiro, Parvo, Judeu, Procurador, Corregedor, Alcoviteira, Frade, Enforcado e Quatro Cavaleiros), confrontou-os com os seus vícios e/ ou virtudes, julgando-os e fazendo-os rirem-se de si próprios. 

Os alunos do 9.º ano, inspirando-se nos moldes vicentinos, olharam para a sociedade e identificaram os seus alvos, criando 8 cenas, onde desfilam um político, um médico, um traficante, um ladrão, um polícia, um banqueiro, um pedófilo e um agricultor.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL - AMÉLIA QUER UM CÃO

Amélia é uma menina muito astuta. Ela segue um plano para chegar ao seu objetivo. Inicia por pedir um cão ao pai, que lhe é recusado. Depois seguem-se uma série de tentativas que passam pela águia, pelo elefante, pelo cavalo, pela baleia ...  e muitos outros. Nesta interminável lista de animais leva o pai ao cansaço que, por fim, aceita o cão. 

Vitoriosa, sobe as escadas e diz que "Os adultos são difíceis de convencer, mas com tempo eles lá chegam à razão."

A história reflete as dinâmicas familiares entre pais e filhos nos sucessivos pedidos e habituais recusas que no extremo do cansaço leva ao ambicionado sim. 

A atividade teve continuidade com algumas dinâmicas com o robô DOC e o registo da história em desenho.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

EUROPEAN MONEY QUIZ 2023 - FASE ESCOLA


Mais uma vez e, pelo quinto ano consecutivo, a nossa escola aderiu a esta iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Bancos. É uma competição europeia, jogada online, que visa promover a literacia financeira dos mais jovens e testar os seus conhecimentos em matérias como a poupança, endividamento, gestão do orçamento familiar, segurança digital, entre outras. Assim, surge também, a participação nesta competição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 3º ciclo, em articulação com a Biblioteca Escolar. Antes da fase europeia, temos as fases escola e nacional. Para esta última, ficaram apuradas as alunas: 1ºlugar - Lua Afonso, 9ºB e 2º lugar - Mª Vitória Martins, 8ºC. Como suplentes as/o alunas/o: 3º lugar - Beatriz Moega, 9ºB; 4º lugar - David Brito, 8ºA e 5º lugar - Leonor Silva, 8ºB.

Parabéns
a estes e a todos os outros participantes das turmas dos 7º, 8º e 9º anos.

ESCOLA A LER (LER É SABER, SABER É PODER!) - 3.º ANO - ESPANTA-PARDAIS

 "O Espanta-Pardais" é um espantalho que sonha com a "Estrada-Larga" que existe em todo o lado ou em lado nenhum. A sua existência é determinada pelos nossos sonhos e pelos nossos desejos, por isso é diferente para cada um de nós.

Uma história que nos faz refletir sobre a desigualdade no mundo, sobre o valor da gentileza e sobre a importância de lutar pelos nossos sonhos para alcançar a felicidade, conscientes de que o caminho pode não ser o que delineámos.

À narração da história, seguiu-se o jogo "És bom detetive?" que pode ser acedido neste endereço aqui e a reflexão sobre o que nos faz felizes. 

Uma das conclusões a que se chegou é que a felicidade pode estar nas pequenas coisas, temos é de estar atentos para reconhecer e valorizar.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

DESAFIO PLANO NACIONAL DE LEITURA - FAZ OUVIR A TUA VOZ - 1 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA

O PNL colocou um desafio que foi aceite pela Biblioteca Escolar e pelo Departamento de Línguas. O poema criado pela aluna Alice Job do 9.º C e recitado pela mesma encontra-se entre os 10 áudios / vídeos das189 participações que responderam ao desafio Faz ouvir a tua voz!

As 10 participações destacadas poderão ser vistas e ouvidas aqui.

As restantes participações dos alunos participantes do agrupamento poderão ser vistas/ ouvidas aqui.