quinta-feira, 19 de junho de 2025

LER É SABER, SABER É PODER! (PAL) - FADAS VERDES - 3º ANO

A obra "Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo pode encarar-se como um hino à natureza. A autora apresenta a magia da transformação da natureza como resultado da ação de fadas invísiveis. Esta ação é interrompida quando se assite ao impacto da ação do ser humano.

Os três poemas selecionados para abordar problemas ambientais foram "silêncios, "Cortar" e "Amor" e serviram de mote para a elaboração de acrósticos por umas turmas e de bulas de medicamentos, a cura para os problemas, por outras turmas.



quarta-feira, 18 de junho de 2025

ENCONTRO COM MARTA DUARTE

Os alunos do 3º e 4º anos do agrupamento tiveram um encontro com Marta Duarte, autora do livro "O avô não virou estrelinha".

O livro aborda um tema de dificil abordagem mas necessária, a morte, o luto, porque acarreta a gestão de uma série de emoções. 

A narração de parte da história foi acompanhada por um diálogo com as crianças sobre a perda e a aceitação, levando-as a pensar nas emoções que sentem em momentos de perda seja de entes queridos ou de animais de estimação.


sexta-feira, 13 de junho de 2025

ENCONTRO COM LUÍS SANTOS

No dia 11 de junho, Luís Santos, Diretor da Torre do Tombo e Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, dinamizou sessões de esclarecimento para os alunos de 7º e 8º anos sobre a História da Torre do Tombo e da sua missão enquanto guardiã da História Nacional. Ainda reforçou a ideia das imensas viagens que os livros nos proporcionam.

Esteve também presente num evento para a família dos alunos do 4º ano dos Penedos Altos, onde abordou a importância da leitura na vida das crianças.












sexta-feira, 6 de junho de 2025

VENCEDORES DO ESCRITOR DO MÊS DE MAIO - JOHNATHAN SWIFT


Clara  Ribeiro

Rodrigo Guilherme

LER É SABER, SABER É PODER! (PAL) - HISTÓRIA COM RECADINHO - 4º ANO

 "História com Recadinho" de Luísa Dacosta é uma história de valores e sensibilidade percorrida por um tom poético. 

O recado transmitido é um alerta já feito por Saint Exupéry"O essencial é invível para os olhos". Uma bruxinha que opta por ser invível para conseguir viver entre as gentes e não ser alvo do preconceito existente contra as Bruxas, porque está estabelecido desde sempre "que as bruxas são maléficas".

As crianças no fianl da atividade construíram um recado coletivo para os cidadãos do futuro em prol da construção de um melhor para todos.