quinta-feira, 14 de junho de 2018

DIA DO AMBIENTE

Hoje, comemorou-se, com um ligeiro atraso por questões climatéricas, o Dia do Ambiente e para a passagem pela Biblioteca Escolar, escolheu-se o segmento "O Pássaro de Fogo", in Fantasia, 2000, que transmite uma mensagem acerca da vida, da morte e do renascimento. Um hino à natureza e à sua capacidade de renascer. 
Apresenta-nos um mundo maravilhoso e realista a partir do que se pode considerar uma fada da natureza (mãe-natureza). Despertada por um veado (deus celta da natureza), traz a Primavera de volta à floresta até que um vulcão (pássaro de fogo) acorda furiosamente. Segundo a mitologia grega, a fénix era um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão, renascendo das próprias cinzas, podendo transformar-se numa ave de fogo.
Poderemos pensar numa dicotomia que coloca a Fada, a Primavera, como a representação da mãe-natureza, e o pássaro de fogo, como todos os males que a assolam, podendo entender esta curta-metragem, também, como a vida, a morte e o renascimento da natureza e como um apelo para a sua proteção e preservação.
No seguimento da visualização,


os alunos que visitaram a Biblioteca Escolar resolveram um quiz na ferramenta SOCRATIVE.
































Versão completa do filme Fantasia,2000, Disney.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário