segunda-feira, 2 de março de 2020

TRABALHO FINAL/ LITERACIA DA INFORMAÇÃO/ 4.º ANO EBPA

Apresentamos aqui o resultado final do trabalho dos alunos do 4.º ano da EB dos Penedos Altos. 
Este trabalho surgiu na sequência de um Projeto Etwinning, “Aldeia-Arco-Íris”, da turma do 4.º ano da referida escola, dinamizado pela professora Célia Bonifácio e foi realizado na Oferta Complementar, tempo de trabalho colaborativo entre a professora da turma e a Biblioteca Escolar. 
Este trabalho foi ao encontro da interculturalidade, procurando conhecer a diversidade cultural em vários domínios, nomeadamente o artesanato, o desporto, a educação, a gastronomia, os brinquedos, os monumentos, a música, a religião, as tradições, os transportes típicos e vestuário.
O mundo é diversificado em domínios vários e é essa diferença que o enriquece. É importante é que a união na diferença aconteça pelo respeito pelo outro e que se compreenda que a diversidade leva a uma abertura de horizontes e a um conhecimento maior.
Cada país tem a sua cultura e os seus hábitos muitas vezes resultantes do clima, das condições económicas, do passado histórico,  dos contactos socioculturais, da localização geográfica e dos recursos disponíveis. Essa diversidade partilhada e disponibilizada para o mundo mostra-nos que a vida humana reside na valorização pelo respeito mútuo, no reconhecimento da diferença e da sua aceitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário