quinta-feira, 5 de novembro de 2020

3 PAÍSES+3 FOTOGRAFIAS=1 HISTÓRIA

No âmbito do projeto etwinning "Creative Writing" foi elaborada a história "Um pássaro chamado Potujo". 

Os membros do projeto dividiram-se em grupos. A nossa escola, Portugal, agrupou com duas outras escolas, uma da Turquia e outra da Jordânia.

Foram partilhadas três fotografias que originaram uma parte da história:



Covilhã, Portugal (originou versão da Turquia)










Eu sou o pássaro migratório POTUJO. Saudações do céu! Eu sou o narrador desta história. Vou contar a cadeia de acontecimentos mais importantes da minha vida.

Um dia, tive um sonho enquanto dormia no galho de uma árvore. Um dos meus velhos amigos disse-me que eu tinha que migrar para três países, um a seguir ao outro e lá havia algumas surpresas à minha espera. Era a forma de aprender o meu nome verdadeiro. Era um segredo.

Fiquei tão surpreso que perguntei os nomes dos países, mas não me disse. Eu teria que os descobrir. Mas disse-me o primeiro destino: POrtugal.

Abri os olhos e comecei a voar sem querer. A única coisa que eu tinha era a minha curiosidade. Não sei quanto tempo demorei a me dar conta, mas quando cheguei a POrtugal parei no centro da cidade em cima de um semáforo. Havia centenas de casas brancas na minha opinião. Uma cidade branca como uma noiva. Centenas de Janelas. Eu senti-me tão bem que não queria sair de lá. Eu não sabia o que fazer. Para onde ir? Como ir? Enquanto eu estava a tentar encontrar resposta para as minhas perguntas, de repente, vi uma parede com uma mensagem: ''Bem-vindo a POrtugal. Chegou ao seu primeiro destino. Agora voe para a TUrquia.


Capadócia, Turquia (originou versão da Jordânia)









Preparei-me para partir. Continuei o meu voo em direção à Turquia. Quando cheguei, fui intercetado no céu por vários belos objetos coloridos. Perguntei a outro pássaro que voava, o Romeu:

- O que é isto?

Ele respondeu-me:

- Estás na cidade dos sonhos, Capadócia. Aqui, as vistas pitorescas e as relíquias contam as histórias dos nossos antepassados. Estes objetos coloridos são balões de ar quente. Os passageiros sobem nele para ver a beleza da cidade lá de cima, que parece uma pintura de um artista profissional que mistura as cores habilidosamente.

Então, eu continuei a minha jornada com o Romeu para ele me ensinar mais sobre aquela cidade. Desci um pouco para descansar. Pedras gigantes chamaram a minha atenção e bloquearam-me a visão. Perguntei ao Romeu:

- Por que está aqui esta pedra?

O Romeu respondeu com um sorriso:

- São as relíquias que os nossos antepassados nos deixaram para nos lembrar da história e do aparecimento desta cidade maravilhosa. Capadócia é uma pintura, uma peça de arte antiga, visível na exatidão dos seus detalhes e das suas cores atraentes.

Então, eu voei para uma das estátuas de pedra que tinha esculpida a palavra Jordânia. Eu percebi que tinha de ir da Turquia para a Jordânia. Disse adeus à beleza pitoresca de Capadócia apesar de querer lá ficar mais tempo.


Alramtha, Jordânia (originou versão de Portugal)










No dia seguinte, levantei voo em direção à Jordânia. Ao longe, via floresta e casas, o que parecia ser uma cidade. Aproximei-me e entrei na floresta. Quanto mais me aproximava melhor via as belezas da cidade: as casas, as montanhas e as pessoas que se vestiam de forma diferente das pessoas portuguesas.

Ao longo da minha viagem apercebi-me de que os países são todos diferentes e é isso que os torna especiais e únicos, assim como as pessoas e os pássaros.

Em cima da copa de uma árvore estava um pássaro velho e cansado, com as penas grisalhas. Aproximei-me e cumprimentei-o:

- Olá, eu sou o POTUJO!

- POTUJO! Esse nome não me é estranho! Eu tive um neto chamado POTUJO, a mãe era portuguesa, a Tina, e o meu filho, o Dino, é daqui da Jordânia. Eles conheceram-se na Turquia, onde nasceu o meu neto, POTUJO.

- Mas esses são os nomes dos meus pais. Será que é o meu avô? Finalmente, descobri a origem do meu nome. PO, de Portugal, TU de Turquia e JO de Jordânia, os três países que fazem parte da minha vida.

- Que aconteceu aos teus pais?

- Morreram durante uma migração, mas deixaram-me um mapa no tronco da árvore. Sonhei com ele e no meu sonho disseram-me para viajar e procurar a origem do meu nome, da minha família, da minha vida. E encontrei-te avô.

Avô e neto partilharam, durante muitos anos, o mesmo ninho e contaram histórias das suas viagens.


PRODUTO FINAL aqui

Alunos: 7.º A - Isabela Neves, Cláudia Geraldes; 7.º B - Mariana Maceiras, Francisco Batista, Rodrigo Calado; 7.º C - Gonçalo Andrade, Dilan Cabral, Joana Pereira, Matilde Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário