Todos somos diferentes e todos temos uma história a construir, contemplando essas diferenças. A altura, a estrutura, os gostos, as preferências, os talentos são aspetos que fazem cada história de vida diferente das outras. Cabe-nos viver a nossa, escrevendo-a a cada dia...
O Ervilhinho era um menino do tamanho de uma ervilha. Em criança era feliz, por estar protegido pelo aconchego familiar. O início da escolaridade, salientou essa diferença, mas com força de vontade encontrou a profissão adequada para si em função dos seus gostos e talentos: ilustrador de selos.
A história de David Cali foi contada com recurso a sombras chinesas, seguiu-se a identificação de profissões a partir de cartões ilustrados e um jogo de associação de profissão e objetos associados. As crianças usaram, ainda, o Matatalab para fazer a ligação entre a profissão e os objetos necessários para a sua prática.
Por fim, pensando na profissão futura, fizeram o desenho.
A atividade já foi desenvolvida nos JI de Cantar Galo e Vila do Carvalho. Brevemente apresentaremos os resultados dos JI dos Penedos Altos e Canhoso.
Professoras Fátima Fradique, Mafalda Maranhas e Maria de Lurdes Conceição
Sem comentários:
Enviar um comentário