Os alunos do 5.º ano foram recebidos, pela primeira vez, na Biblioteca Escolar. Estes alunos estão no início de uma nova etapa das suas vidas e é normal que haja receios que precisam de ser desmistificados. O professor tem um papel fundamental no processo.
O ponto de partida foi dado pela professora de Educação Visual, Teresa Pereira, que com a história "O Ponto" de Peter Reynolds mostrou aos alunos que todos são capazes de criar. O bloqueio perante uma folha em branco, seja no desenho seja na escrita, não é sinal de incapacidade, mas, sim, que é hora de, com o encorajamento do professor, dar asas à criatividade, deixando-a fluir sem medos.
A continuação foi dada pela Professora Bibliotecária com "O dragão que queria ser violinista" de Luísa Villar Liébana. Godofredo, mesmo tentando outras profissões, não desistiu do seu sonho de ser violinista. É verdade que por ser grande e ter as unhas muito afiadas não chegou a violinista, mas encontrou um instrumento mais adequado às suas características, o contrabaixo.
Duas histórias diferentes que pretendem transmitir a mensagem de que não devemos cultivar a nossa autoconfiança, segurança e nunca desistir dos objetivos que traçamos para nós só porque se apresentam difíceis.
No Apoio ao Estudo (Professores Letícia Chambino, Nuno Ramalho e Teresa Pereira), os alunos terminarão a atividade com um desafio que foi proposto: contar uma situação cómica ou não do Godofredo no desempenho de uma profissão. Os resultados serão apresentados futuramente num ebook.
Sem comentários:
Enviar um comentário